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Um trabalhador da Amazon em um armazém no País de Gales, Reino Unido. (Matthew Horwood / Getty Images)

A ficção científica escrita por trabalhadores da Amazon imagina um mundo pós-Big Tech

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Tradução
Sofia Schurig

Jeff Bezos, fundador da Amazon, frequentemente fala sobre a humanidade começando novamente em outros planetas. Mas um novo projeto de ficção científica dos trabalhadores da Amazon está imaginando como a vida poderia ser diferente, e melhor, aqui mesmo na Terra, em um mundo sem oligarcas como Bezos.

As exigências rigorosas da Amazon em seus 1,5 milhão de funcionários são infames. Os trabalhadores de armazéns devem acompanhar o ritmo definido pela inteligência artificial (IA) para maximizar a eficiência, com aparentemente mais cuidado dado aos robôs de fábrica. Uma frota de motoristas e trabalhadores de entrega terceirizados corre para atender às cotas. Os “servos digitais” competem para receber centavos por pequenos trabalhos na plataforma Mechanical Turk (MTurk). Mesmo os funcionários de colarinho branco de alto escalão relatam uma cultura impiedosa em que os funcionários carregam o fardo da “satisfação do cliente”.

Isso tudo parece saído de uma ficção científica exagerada – uma fantasia distópica em que as condições de trabalho cada vez mais severas destroem grandes partes da força de trabalho, e uma gestão panóptica esmaga sua autodeterminação. E tudo isso é apenas para maximizar os lucros de um bilionário cuja riqueza já é incompreensivelmente vasta.

No entanto, o fundador icônico da Amazon, Jeff Bezos, hoje presidente executivo da empresa, apresenta sua empresa aos clientes e acionistas de uma maneira um tanto diferente. Para esse orgulhoso nerd da ficção científica, a Amazon é um anjo do futuro, que perturba indústrias ineficientes, desde logística até saúde, de mídia a supermercados, de serviços web a literatura. Isso nos diz uma coisa: a Amazon encarna uma forma de capitalismo que não se contenta em explorar trabalhadores no presente, mas está determinada a colonizar o próprio futuro.

Enfrentados com as pressões no local de trabalho, os trabalhadores certamente estão se organizando contra o império da Amazon. Nos Estados Unidos, o bem-sucedido movimento do Sindicato Trabalhador da Amazon em Staten Island causou ondas de choque e incentivou outros esforços. Enquanto isso, outros sindicatos, como Amazonians United, concentram-se menos em obter certificação e mais em construir o poder dos trabalhadores de base. No Reino Unido e na França, grandes greves interromperam as operações meticulosas da Amazon. Na Alemanha, esforços liderados por migrantes para organizar conselhos independentes de trabalhadores levaram a ganhos reais. Novas coalizões globais, incluindo “Make Amazon Pay” (Faça a Amazon Pagar), “Amazon Workers International” (Trabalhadores da Amazon Internacional) e “Athena” estão ligando as lutas dos trabalhadores com outras ao redor do mundo, bem como com a sociedade civil e organizações ativistas.

No entanto, com muita frequência, estamos tão focados em obter ganhos materiais para a classe trabalhadora que negligenciamos fazer as grandes perguntas: que tipo de futuro queremos, nós que somos compelidos a trabalhar? Como podemos recuperar o poder sobre o futuro das mãos de corporações e bilionários?

A corrida espacial privada cheia de hype entre Richard Branson, Elon Musk e Jeff Bezos revela a profunda influência da ficção científica como fonte de narrativas de relações-públicas sedutoras.

Para descobrir, ao longo dos últimos meses, a Jacobin apoiou trabalhadores da Amazon da base para escrever ficção especulativa sobre “o mundo após a Amazon”. No momento, treze trabalhadores da América do Norte estão escrevendo contos de 2.500 palavras, que publicaremos em formato impresso, online e como um podcast em 2024. No futuro, imaginamos uma disseminação viral, onde os trabalhadores se apoiarão mutuamente para cultivar seu potencial criativo. Na Amazon e além, trata-se do direito dos trabalhadores de reivindicar o futuro de nossos superiores corporativos.

A narrativa corporativa da Amazon

Há apenas uma geração, a ficção científica era frequentemente vista como uma preocupação de perdedores nerds que ousavam imaginar que o mundo poderia ser diferente ou que tentavam vislumbrar o final distópico do capitalismo. Mas desde o início do novo milênio, o gênero saiu das margens da sociedade e se tornou o centro do imaginário capitalista. Não se trata apenas do crescimento impulsionado por imagens geradas por computador (CGI) de épicos de ficção científica no cinema e na televisão. Houve um aumento das corporações de tecnologia autoinfladas e bilionários que se veem como heróis de óperas espaciais aventureiras, “perturbando” a convenção em nome do futuro brilhante da humanidade.

A acirrada corrida espacial privada entre Richard Branson, Elon Musk e Jeff Bezos revela não apenas a riqueza obscena que o capitalismo colocou nas mãos desses autodenominados visionários, mas também a profunda influência da ficção científica como gênero. É tanto uma inspiração pessoal para eles quanto uma fonte de narrativas de relações públicas sedutoras que insistem que essas figuras messiânicas ousarão ir onde nenhum plutocrata já esteve.

As biografias e entrevistas com Bezos revelam seu amor particularmente intenso pela ficção científica. Colegas relatam sua vasta coleção de romances. Dizem que ele modelou sua aparência careca e seu estilo de liderança após o icônico Capitão Jean-Luc Picard de Star Trek: The Next Generation, uma série que também o levou a cogitar chamar sua corporação de “MakeItSo.com” após o famoso bordão do comandante. Bezos é até creditado por ter resgatado, com um simples gesto de sua caneta, a série de ficção científica The Expanse do cancelamento, ordenando que seu estúdio Amazon a comprasse e prolongasse a série combalida. Esse movimento foi especialmente irônico dada a forte ênfase da série na simpatia pela rebelião da classe trabalhadora e pelos mestres corporativos malignos.

Além dos gostos pessoais, a ficção científica foi uma parte crucial da visão corporativa da Amazon. Muitas das inovações mais famosas da Amazon, desde a assistente de voz Alexa até seus armazéns robotizados, são inspiradas em temas diretamente retirados de livros e programas de ficção científica. O slogan “divirta-se, trabalhe duro, faça história”, estampado nas paredes de quase todas as instalações da Amazon, indica sua prioridade otimista de transformar o mundo, mesmo que a grande maioria dos trabalhadores só experimente a parte em que trabalham duro. A retórica futurista, que pontuava a famosa carta anual aos acionistas de Bezos quando ele ainda era o CEO da empresa, contribuiu para o sucesso da Amazon junto aos investidores. Essa riqueza foi usada para financiar a fantasia tecno-utópica de um bilionário de ser “o grande perturbador” e pioneiro do futuro.

Em jogo está um tipo de narrativa corporativa que vai além da propaganda grosseira, mas trabalha para aproveitar a imaginação. Como tantas empresas, a Amazon se apresenta como surfando na onda do futuro, respondendo à força implacável e positiva do mercado capitalista com inovação e otimismo. Essas histórias cuidadosamente cultivadas também isentam a empresa e seus beneficiários das consequências de suas escolhas para os trabalhadores e seu mundo.

Elas se baseiam em uma narrativa dominante que insiste que tanto a “tecnologia” quanto os “mercados” são forças neutras e imparáveis. Essas histórias cuidadosamente cultivadas também alimentaram o sonho de Bezos de ousar lançar a humanidade nas estrelas, deixando o planeta Terra como uma espécie de museu vivo ou reserva natural. Bezos e seus colegas e rivais se veem como visionários incompreendidos, chamados pela ciência e pelo progresso para investir a riqueza que o mercado benevolente lhes concedeu em projetos ousados que desafiam as prioridades terrestres (como, por exemplo, pagar um salário digno aos trabalhadores).

Mas às vezes a verdade vem à tona.

Os sonhos utópicos de plutocratas como Bezos dependem de uma distopia para os trabalhadores — e para o mundo que ele pretende deixar para trás nas ruínas da Terra.

Na coletiva de imprensa realizada após sua viagem ao espaço quase orbitada em 2021 a bordo do foguete de sua empresa privada Blue Origin, Bezos esfregou sal na ferida, agradecendo “a cada funcionário da Amazon e a cada cliente da Amazon” do fundo do seu coração. “Vocês pagaram por tudo isso”, brincou ele.

O subtexto não poderia ser mais claro: os sonhos utópicos dos plutocratas como Bezos dependem de uma distopia para os trabalhadores e para o mundo que ele pretende deixar para trás nas ruínas da Terra. Que futuro haverá para os trabalhadores que geraram sua riqueza? Teremos voz na formação do futuro? Estamos destinados a lutar por recursos em uma Terra destruída ou minerar asteroides para alimentar impérios galácticos? Como podemos recuperar o poder da imaginação da ficção científica para a classe trabalhadora?

Ficção científica proletária

No século XIX, os fundadores da ficção especulativa, como Mary Shelley, Jules Verne e H. G. Wells, muitas vezes eram membros da elite ou da classe média. No entanto, eles foram profundamente inspirados e moldados por uma era de lutas da classe trabalhadora. Por exemplo, a história de advertência de Frankenstein sobre a ciência descontrolada foi influenciada pelas revoltas dos luditas, que destruíam máquinas na Inglaterra nativa de Shelley, à medida que a classe trabalhadora do país estava conquistando sua autoconsciência histórica.

Metrópolis, de Fritz Lang, um dos primeiros filmes de ficção científica, gira em torno de uma revolta operária e libertação por máquinas. Na União Soviética, a ficção científica foi desenvolvida como um gênero apropriado (embora potencialmente subversivo) para refletir o potencial liberado da modernidade sob o socialismo de Estado. Do outro lado da Cortina de Ferro, escritores ocidentais ao longo do século XX se voltaram para a ficção científica como um meio de explorar outros mundos para os trabalhadores além do binário Oriente e Ocidente, notavelmente romancistas feministas como Marge PiercyOctavia Butler e Ursula K. Le Guin. No final do século, teóricos literários críticos como Fredric Jameson e Darko Suvin notaram que, longe de ser apenas uma distração irracional e comercializada, o gênero oferecia uma visão única sobre o capitalismo.

Na maioria desses casos, é o escritor, como o trabalhador especializado, que tem o monopólio da imaginação, encarregado de criar um mundo para o público ler. No entanto, à medida que o futuro passou a ser cada vez mais dominado pelo capital, os organizadores dos movimentos sociais descobriram que a escrita de ficção especulativa é fundamental para superar os impasses da imaginação – um mundo após o capitalismo, ou, neste caso, um mundo após a Amazon.

O mais famoso desses esforços é o Octavia’s Brood de Adrienne Maree Brown e Walidah Imarisha, uma série de contos coeditada escritos por organizadores da comunidade. Inspirados na homônima Octavia Butler, os textos foram desenvolvidos a partir de histórias criadas em uma série de oficinas oferecidas pelos editores na influente Conferência de Mídia Aliada de Detroit. Para os editores, organizar entre pessoas exploradas e oprimidas já é uma forma de ficção especulativa:

“Quando falamos de um mundo sem prisões; um mundo sem violência policial; um mundo onde todos têm comida, roupas, abrigo, educação de qualidade; um mundo livre de supremacia branca, patriarcado“, capitalismo, heterossexismo; estamos falando de um mundo que não existe atualmente. Mas coletivamente imaginá-lo significa que podemos começar a construí-lo.”

Para brown e Imashira, retomar o poder de imaginar futuros alternativos é, em si, uma forma de organização comunitária. Em um mundo capitalista que transforma a cultura e o entretenimento em mercadorias, reunir as pessoas para escrever e compartilhar sua escrita não é apenas digno, mas também enfatiza que a forma da sociedade é importante demais para ser deixada para políticos e empresas. Isso é especialmente verdadeiro entre grupos que historicamente e hoje têm sido excluídos de qualquer influência sobre o futuro deles ou da sociedade, principalmente mulheres e pessoas racializadas e da classe trabalhadora.

Uma política semelhante destinada a amplificar vozes à margem também inspirou a “Worker Writers School” (Escola de Escritores Trabalhadores, WWS). A WWS reúne trabalhadores (principalmente, mas não exclusivamente, na cidade de Nova York) e os apoia a escrever haicais, que foram publicados em coleções. Para o poeta Mark Nowak, o mentor por trás do projeto, promover a escrita dos trabalhadores não se trata apenas de enaltecer o piquete ou de exaltar a revolução. Também se trata de refletir sobre os elementos mundanos da vida proletária, sobre pequenos atos de solidariedade, sobre as lutas dos trabalhadores no âmbito da reprodução social: o lar, a família, a comunidade.

A WWS não se concentra em ficção científica. Mas ela mostra o poder radical da imaginação que surge quando os trabalhadores não apenas leem palavras inspiradoras, mas se reúnem para escrever e, assim, retomam o poder de construir mundos e moldar o futuro em suas mãos. Isso não se trata de alcançar o sucesso comercial ou literário individual, mas sim de dignidade, imaginação e luta comum.

Vimos como empresas como a Amazon ilustram amplamente o poder da narrativa capitalista no idioma da ficção científica. Mas como os trabalhadores podem recuperar e reinventar esse poder?

Trabalhadores investigados

As iniciativas que mencionamos são importantes, mas não são as primeiras de seu tipo. No século XIX, Karl Marx e Friedrich Engels incentivaram seus colegas comunistas a enviar questionários aos trabalhadores para aprender, no chão de fábrica, a realidade dos trabalhadores no ponto de produção. O objetivo não era apenas para intelectuais descobrirem as principais lutas e tensões enfrentadas pelos trabalhadores. Em vez disso, eles usavam as pesquisas como ferramentas de organização, pedindo aos trabalhadores que discutissem as perguntas provocadoras sobre exploração com seus colegas de trabalho, desencadeando assim um momento de solidariedade e possivelmente resistência.

Em um mundo capitalista que mercantiliza a cultura, reunir pessoas para escrever não é apenas dignificante, mas também enfatiza que a forma da sociedade é importante demais para ser deixada para políticos e corporações.

Nas décadas de 1950 e 1960, organizadores dissidentes em Detroit, lutando contra o conservadorismo e a complacência dos sindicatos e o racismo usado pelas empresas para dividir os trabalhadores industriais, reviveram esse método de investigação dos trabalhadores. Eles criaram espaços para publicar os comentários dos trabalhadores sobre sua experiência cotidiana de exploração e organização de base, que de outra forma permaneciam invisíveis, até mesmo para as publicações sindicais convencionais. Esses depoimentos de trabalhadores na Cidade Motorizada também chegaram à Itália.

Tal escrita catalisou uma nova onda de radicalismo entre intelectuais e trabalhadores, que lutavam para lidar com os desenvolvimentos industriais sísmicos de cidades como Turim e as novas formas de militância dos trabalhadores surgindo no chão de fábrica. Além do controle ou influência do Partido Comunista ou de seus poderosos funcionários sindicais, os organizadores incentivaram os trabalhadores a estudar, discutir e escrever sobre suas lutas, como uma maneira de dignificar e reconhecer os trabalhadores como intelectuais e também de construir novas relações de solidariedade de base.

Em todas essas abordagens da investigação dos trabalhadores, está a crença de que os trabalhadores da base, cujos corpos e mentes são explorados pelo capital, podem ter acesso a algum conhecimento sobre o capitalismo que está além até do teórico ou analista mais brilhante do capitalismo. Apoiar os trabalhadores a recuperar o poder de contar e analisar suas histórias, refletir sobre suas vidas e lutas, abre um espaço onde novas ideias radicais podem surgir. Isso é especialmente verdade em momentos em que o capitalismo está se transformando rapidamente e radicalmente, como aconteceu em Detroit ou Turim nas décadas após a Segunda Guerra Mundial.

Quando reveladas, essas ideias podem ajudar os trabalhadores a superar os limites das formas estabelecidas de luta. Elas capacitam os trabalhadores a reconhecer melhor a adaptabilidade do capitalismo – e a ver que eles também estão mudando em resposta ou rejeição a ele. Facilitada pelo compartilhamento online de tecnologias, esse potencial nunca foi tão grande como hoje. A investigação dos trabalhadores tem como objetivo fornecer as ferramentas por meio das quais a classe trabalhadora pode ver sua própria transformação.

Essa abordagem pode ser um catalisador para que uma nova geração desenvolva suas próprias formas de luta – usando técnicas tradicionais e inovadoras de poder dos trabalhadores.

Além da distopia capitalista

Nosso projeto “Worker as Futurist” (Trabalhador como Futurista) devolve o poder do especulativo aos trabalhadores, em nome de descobrir algo novo sobre o capitalismo e a luta por algo diferente. Encarregamos esses trabalhadores de escreverem seus próprios futuros, diante dos imaginários cultivados pela Amazon que veem os senhores da tecnologia dominando o mundo e as estrelas.

Graças ao financiamento do Conselho de Pesquisas em Ciências Sociais e Humanas do Canadá, nossa equipe de acadêmicos, professores, escritores e ativistas pôde pagar aos trabalhadores da Amazon (trabalhadores de armazéns, motoristas, editores de cópia, trabalhadores MTurk e outros) para participarem de uma série de oficinas de escrita e sessões de informação voltadas para o desenvolvimento de habilidades.

Em cada um desses fóruns online, fomos acompanhados por especialistas em ficção científica, Amazon e lutas dos trabalhadores. Ao final dessa série de sessões, os participantes foram apoiados para elaborar as histórias que desejavam contar sobre “O Mundo Depois da Amazon”. Isso é apoiado por um podcast baseado em entrevistas com organizadores, artistas, autores e pensadores dedicados a contestar o poder corporativo, com o objetivo de inspirar e educar os participantes e o público em geral sobre como a ficção científica e a luta dos trabalhadores podem se encontrar.

O projeto Trabalhador como Futurista trata de criar espaço e tempo para que os trabalhadores se exercitem e compartilhem seus mundos imaginativos. O que está em jogo não é apenas a dignidade das pessoas da classe trabalhadora como almas criativas e expressivas, mas o futuro que construiremos coletivamente.

Devemos vislumbrar os futuros que queremos para nos mobilizarmos e lutarmos por eles juntos, em vez de ceder esse futuro àqueles que transformariam as estrelas em sua própria caixa de areia privada. É no processo de escrever e compartilhar a escrita que podemos chegar a uma consciência de algo que nossos corpos de trabalho sabem, mas que não podemos de outra forma articular ou expressar. O trabalhador de base — alvo da exploração diária, forçado a construir a utopia de seu chefe — pode ter criptografado dentro de si a chave para destruir seu mundo e construir um novo.

Sobre os autores

Xenia Benivolski

é curadora, escritora e palestrante baseada em Toronto com foco em som, música e artes visuais.

Max Haiven

é professor titular na Lakehead University, no Canadá.

Sarah Olutola

é professora assistente de escrita na Lakehead University, no Canadá.

Graeme Webb

é instrutor da Escola de Engenharia da Universidade da Colúmbia Britânica.

Cierre

Arquivado como

Published in América do Norte, Análise, Livros, Tecnologia and Trabalho

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